Pages

Subscribe:

Labels

sábado, 20 de julho de 2013

PES 2014: A "FIFALIZAÇÃO" DE PES

 PES 2014 deve ser lançado em setembro ou outubro.

Estamos a cerca de três meses do lançamento de PES 2014. Já há algumas semanas a KONAMI, produtora do game, vem divulgando material sobre o jogo. E é em cima de todo esse material que faço este post, um espécie de "resumo", com as principais novidades presentes na nova versão de PES.

 Algumas faces do Bayern de Munique

Desde o ano passado a Konami tem relatado que a edição de 2014 do game contaria com um novo motor ou uma nova "engine", como queiram, a chamada Fox Engine. Trata-se de um motor que promete uma melhora gráfica, além de uma mudança no sistema de colisões. Tais mudanças já puderam ser notadas no teaser oficial, veiculado há cerca de 3 semanas. Para quem não viu ainda, aqui segue o vídeo:



Ainda que não claramente, o teaser de PES 2014 já dá uma prévia dos principais focos dos desenvolvedores do jogo. Essa noção nos é apresentada no final, quando a mensagem "everything is engeneered with emotion" ou "tudo é projetado com emoção" é mostrada. Nesse primeiro momento, todavia, tudo ainda em um sentido especulativo e bastante comercial.

Já no atual mês de junho, no dia 11/06, a KONAMI, como parte dos preparativos para à E3, feira de entretenimento eletrônico em Los Angeles, revelou ao público o trailer do novo jogo. O enfrentamento entre Santos e Bayern de Munique foi o escolhido pra ilustrar o game. Mais uma vez, quem não viu, veja:




Este vídeo, em especial, é bastante esclarecedor quanto ao que se esperar de PES 2014. Além de deixar óbvia a mudança no máquina de jogo, também oferece algumas conclusões animadoras, ainda que outras nem tanto. Vou listá-las abaixo:


PONTOS POSITIVOS

  • A ambientação está bastante bonita e a torcida parece mais participativa.
  • O Santos, time brasileiro no trailer, tem muitas faces prefixadas, o que indica um maior cuidado dos produtores com o mercado brasileiro.
  • As colisões realmente parecem ter sido readequados, evitando falhas gráficas.
  • Este ano cerca de 100 jogadores dispõe do recurso player ID, mais que o dobro de PES 2013.


Até Bruno Péres conta com sua face prefixada!


PONTOS NEGATIVOS
  • O jogo aparenta estar mais lento e ficcional.
  • Houve uma notória "fifalização" do game, que perdeu seu caráter de jogo para ingressar na área da simulação. A "fifalização" é ruim, pois os jogos se tornam iguais ou, pelo menos, muito idênticos.
  • Em alguns momentos os gráficos são irreais.

Disputa ombro a ombro 

Sobre a suposta "fifalização", no entanto, acho que ela traz dois aspectos. Um bom, outro ruim. O bom é o listado no primeiro ponto positivo, a ambientação. A EA tem caprichado muito nos cenários de FIFA. As cores do rival de PES são atraentes, e isso não pode ser negado. Quanto ao ponto ruim, bem, a prática do jogo. Desta vez a KONAMI esta se aventurando em um outro setor e isso pode decepcionar. Relatos das equipes do G1 e do UOL Jogos dão conta de que o jogo, ainda que voltado para a realidade, apresenta limitações características do videogame. PES, enquanto jogo, não como simulador, tinha pontos para comigo, pois não "inventava" muito. Sinto informar, mas se você também tem essa opinião, prepare-se, pois o novo game deve "inventar", e muito! Vamos esperar!

 Um belo mosaico formado nas arquibancadas

TIMES E LIGAS
As principais notícias até o momento são animadoras neste quesito. Devemos ter novas ligas inclusas em PES 2014. Conforme informações são essas as confirmações até o momento:

COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS:

- Copa do Mundo (Fictícia)
- Mundial de Clubes (Fictício)
- Eurocopa (Fictício)
- Copa Africana de Nações (Fictícia)
- Copa da Ásia (Fictícia)
- Copa América (Fictícia)
    
COMPETIÇÕES CONTINENTAIS:
- UEFA Champions League
- UEFA Europa League
- UEFA Super Cup
- Copa Bridgestone Libertadores da América
- Copa Bridgestone Sulamericana
- AFC Champions League

Times asiáticos presentes em PES 2014.

 LIGAS NACIONAIS EUROPEIAS:

- Liga Inglesa (Fictícia, porém com escalações reais).
- Liga BBVA - ESPANHA (Totalmente Licenciada, e com todos os estádios)
- Liga Adelante - 2a divisão da ESPANHA (Totalmente Licenciada)
- Eredivise - Liga da HOLANDA (Totalmente Licenciada)
- Liga Italiana (Apenas Clubes e jogadores licenciados)
- Liga Portuguesa (Benfica, Porto, Braga e Sporting licenciados)
- Ligue 1 - FRANÇA (Totalmente Licenciada)


LIGAS NACIONAIS SULAMERICANAS:


- Liga do Brasil (18 Clubes Licenciados até o momento. São Paulo e Atlético Paranaense tentam renegociar os valores. O São Paulo quer receber o mesmo valor que o Corinthians, e ainda não renovou a licença do Morumbi).
- Liga Petrobras do Chile (Totalmente licenciada)  
- Liga Argentina (Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfied, Newell's Old Boys e Independiente licenciados)


    LIGAS NACIONAIS ASIÁTICAS:

    - J-League - JAPÃO (Totalmente licenciada, todos os estádios apenas para a Ásia. O resto do mundo contará com 6 estádios)


    LIGAS FICTÍCIAS: 

    - PES League (18 equipes)
    - WE League (18 equipes) 
    - Super Soccer League (18 equipes)
     
     Veredicto PES-HABILIDADES

    Temos motivos para nos animar, mas também para temer. O jogo parece bastante voltado para a América Latina. A inclusão de novas ligas não me deixa mentir. Sobre o Brasil, especificamente, fico bastante otimista com as faces prefixadas presentes no trailer. Pelo que pude identificar, O TIME TITULAR INTEIRO DO SANTOS TEM FACE PREFIXADA. Isso é um grande avanço, afinal, jogar com atletas que tenham a aparência real é muito mais bacana. Espero que isso se estenda a todos os outros clubes da Liga Brasileira.

    Outro ponto louvável é a torcida. Conforme palavras de alguns dos programadores do game, a torcida passará a influenciar a "moral" dos jogadores. Além disso, os estádios também terão cargas de torcedores similares as reais, isto é, quando jogarmos em casa teremos mais apoiadores que o rival e se jogarmos fora, vice-versa. O ponto mais interessante nessa mudança é que os torcedores adversários vão se localizar no exato local em que se localizariam na vida real. Mero detalhe, mas que enriquece o todo de PES.

    A nova engine ainda é uma dúvida. 

    As principais dúvidas, no entanto, giram em torno da nova engine. A simulação do jogo, que se tornou mais lenta e truncada deve surpreender os fãs da série. Diferentemente, agora não teremos grandes perspectivas pra resolver uma partida com um jogador apenas. O meio-campo mais embolado deve pedir praticantes com jogo mais complexo.

    Dessa maneira, devemos ter grandes mudanças em PES 2014. Por enquanto, temos somente previsões, por isso é bom esperar o lançamento do game para realmente dizermos o que há de melhor. No mais é esperar a demo, que deve ser liberada já no próximo mês, e torcer para que PES venha melhor do que nunca! Viva PES!   

                GAMEVICIO

    0 comentários:

    Postar um comentário