Pages

Subscribe:

Labels

sábado, 7 de janeiro de 2012

ANÁLISE: FIFA 12(3DS)

Fifa-12-Boxart
Os jogos de futebol nos consoles de mesa são um verdadeiro sucesso, muito bem feitos e 
praticamente todo mundo gosta desse esporte Bretão. Nada mais natural que os jogadores também queiram desfrutar de umas partidas no seu portátil favorito. Mas se enganam aqueles que pensam ser o Fifa 12 do 3DS um mero port da versão para consoles de 7ª geração. No portátil, a EA (Electronic Arts) buscou utilizar todas as funcionalidades que o aparelho oferece. Dessa forma, trata-se de um Fifa diferente, mas que não deixa muito a desejar em relação ao seu irmão mais robusto. Somando isso aos diversos times licenciados oficialmente, bem como várias ligas, copas e jogadores profissionais, estamos diante de um game que vale a pena se conferir de perto.

Dentro de campo

O visual do jogo ficou bonito, apesar de os personagens não serem tão bem desenhados, e apenas os mais famosos lembram os seus modelos originais com um pouco mais de fidelidade. Mas como em todo jogo para 3DS, o que logo queremos saber é como funciona o efeito 3D: se é só mais uma enrolação, com pouca diferença para a jogatina, ou uma função essencial, daquelas que precisamos aproveitar sempre ao máximo.
Quando usado no modo de câmera Pro 3D Close, o efeito tridimensional faz uma boa diferença e coloca você "dentro de campo". É uma visão, entretanto, que pode não agradar a todos, não pelo efeito, mas pela posição da câmera em si, que, em vez de mostrar uma visão lateral do campo, mostrando melhor onde estão os companheiros de time e adversários, fica atrás do jogador, diminuindo a amplitude do campo de visão. De qualquer forma, é uma experiência muito boa, que só o Fifa 12 do Nintendo 3DS proporciona.
Pro 3D ClosePro 3D Close Chutando
Como não poderia deixar de ser, existem outras opções de visão de câmera, inclusive a lateral (Dynamic Far), que os jogadores de consoles de mesa já estão tão acostumados. Seja qual for a opção escolhida, o efeito 3D estereoscópico está lá, mas se não for no Pro 3D Close, é melhor economizar a bateria e deixar sem efeito algum.

Em câmera lenta

CorreA velocidade dos jogadores em relação aos consoles de mesa é bem significativa. No 3DS, é tão lento, que mais parece que os jogadores estão cansados, como no segundo tempo da prorrogação do último jogo do campeonato. As arrancadas são feitas, praticamente, em "câmera lenta". Em contrapartida, os passes ficam mais precisos de serem efetuados e o jogo mais fácil de ser controlado. Levando em consideração o tamanho da tela do portátil, talvez essa seja mesmo uma opção acertada. Se fosse possível ajustar essa velocidade, seria melhor, principalmente para os jogadores mais "hardcore" de futebol, que não são poucos.

Um toque de ajuda

Além do efeito tridimensional, o Nintendo 3DS ainda possui a tela sensível ao toque para ser usada em seu favor. Durante a partida, um radar da posição dos jogadores de ambos os times fica na tela inferior, mas quando um jogador do seu time se aproxima com a bola dominada ao gol do adversário, eis que - no lugar do radar - surge a representação do gol (sem goleiro). Primeiro aparece pequeno e quanto mais perto se fica do gol maior ele é representado, até preencher a tela tátil quase por completo. O jogador pode apertar com o dedo em qualquer parte do gol (na tela sensível ao toque), e é para lá que a bola será chutada. A força do chute depende do tempo que se manteve o dedo pressionado. Se apertar por muito tempo, pode ser que a bola seja desviada de seu destino, mas não há como negar que é muito mais preciso do que utilizar apenas o botão - opção também disponível.
RadarToque para chutar 3
A tela de toque ainda permite cobrar faltas, escanteios e até pênaltis com mais precisão e até usa-se o dedo para traçar uma curva, causando um efeito na bola. Este ainda não é tão preciso quanto poderia ser, mas já é uma bela de uma ajuda para os menos experientes.

Jogando para valer

Existem diversos modos de jogo, que contribuem para aumentar bastante a longevidade do game. Há um para cada momento. Vamos conferir:
  • Kick Off
Esse é o modo mais direto possível. Foi feito sob medida para aqueles que querem tão somente jogar, sem enrolação. É possível escolher jogar 11 contra 11 em um estádio normal de futebol, ou 5 contra 5, que pode ser jogado em uma quadra de futebol de salão ou em algum terreno fechado por muros, que servem para dar aquele passe esperto "por tabela".
  • Career Mode
Tomar conta de um clube de futebol não é nada fácil, mas pode ser bastante divertido. Ainda mais que Fifa 12 trouxe a licença do Campeonato Brasileiro (Série A). Você pode escolher o seu time do coração e guiá-lo ao tão sonhado título do Brasileirão. Vale notar que as vozes do técnico ao lado do campo são em português brasileiro, mas a narração, infelizmente, é em inglês e não tem a opção para o nosso idioma. Vai ver eles esqueceram qual é o País do Futebol, com 5 Copas do Mundo e presença em todas as Copas até agora (!)
Além de jogar as partidas, a parte administrativa é fundamental. Escolher o patrocinador ideal, investir na área médica para uma recuperação mais rápida dos jogadores, preparar uma escalação inteligente levando em conta o adversário. Tem muito o que fazer, mas você não vive falando que entende de futebol? Tá na hora de mostrar que não é só conversa.
  • Be a Pro
Street ModeDiferente dos demais modos, o jogador só poderá controlar um personagem. Começando de baixo - do modo Street até os grandes estádios -, aumentar a fama e as habilidades serão fundamentais para crescer na carreira solo e despontar para o mundo dos melhores jogadores de futebol.
  • Tournaments
É um modo parecido com o Carreira, a diferença está no fato de se apenas jogar, não é preciso administrar coisa alguma fora de campo. Pode-se escolher uma das diversas ligas ao redor do mundo, incluindo o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Até mesmo seleções podem ser escolhidas. Então aquele Brasil contra Argentina está a um clique de distância.
  • Training
É um local onde se pode treinar, mas se existissem mais tutoriais, estes seriam bem-vindos. Afinal, sempre tem aquele jogador iniciante, e ter que apelar para vídeos na internet não é tão divertido e prático quanto ter ali, diretamente no seu 3DS. Ainda assim, é um bom lugar para treinar, seja em campo aberto, contra 10, 7, 3 ou nenhum adversários (apenas o goleiro), ou no Mode Street, selecionando de zero a 4 adversários para treinar. Também é possível treinar cobranças de faltas, escanteios e pênaltis.

Partidas sem fio

No modo Wireless, é possível jogar uma partida contra um amigo, seja no 11 contra 11, ou no modo Street (5 contra 5). Mas apenas a jogatina sem fio local está disponível, e não há uma opção para jogar pela internet. Não existe um bom motivo para a ausência do modo online, ainda mais com o Nintendo 3DS, que veio para utilizar ainda mais essa opção de jogatina. Foi uma falha que esperamos seja corrigida no próximo Fifa, já que hoje em dia não se pode conceber que não haja um modo para se jogar com os amigos na web.
Além da ausência do modo online, as outras funcionalidades especiais do 3DS não foram aproveitadas. Segundo o produtor do jogo, Matt Prior, “o foco na produção de FIFA 12 está em criar uma base de jogo sólida, enquanto procura inovar em algumas áreas-chave. O jogo terá imensos conteúdos e promete ser revolucionário na forma como vai usar a tela tátil. Com isso pretendem ter as bases bem trabalhadas para em futuras edições apostarem nas potencialidades extra da 3DS, tais como StreetPass e SpotPass”. Só nos resta torcer.

Prós

  • Modo de câmera 3D que "te coloca no campo";
  • Vários modos de jogo, que aumentam a longevidade do game;
  • Muitas ligas, copas e jogadores oficiais licenciados;
  • Bom uso da tela sensível ao toque;
  • Música de qualidade, apesar de repetitivas.

Contras

  • Ausência de um modo online, de StreetPass e SpotPass;
  • Lentidão dos jogadores;
  • Ausência de narração em português brasileiro;
  • Jogadores mal desenhados.
VEREDICTO SGT>>>
Gráficos:7,1
Som:7,3
Jogabilidade:8,0
Diversão:7,8
Nota Final:7,5

Os créditos pela criação do texto são de: Alberto Canen

1 comentários:

Vinicius Fernandes disse...

Adquiri esse jogo e gostei muito. Tenho alguns pontos a acrescentar: A velocidade do jogo é realmente lenta, mas é algo que hoje em dia nao me afeta, é adaptavel(considerando que nao jogo este jogo nos consoles de mesa). São poucas musicas, em algumas horas o jogador se obriga a baixar o volume delas nas opcoes pois fica insuportavel. O Carrer mode realmente prende o jogador, mas algo que cansa é ter que esperar a abertura da janela de transferencia, o que ocorre apenas em um momento da temporada (nao é possivel vender nem comprar jogadores nesse periodo, acredito que apenas como scouting, mas as vezes a grana aperta ou se precisa de uma reposicao e tem que esperar).

Uma coisa confusa é a questao das licenças. Alguns times nao tem o escudo licenciado, porem o uniforme sim, nao apenas as cores, mas detalhes de textura como patrocinadores, etc (conferi isso após atualizar o game). Poderia ser assim para todos os times, por que nao?
Outro fator irritante relativo a uniforme (e isso tem no PES tb, e nao faz NENHUM SENTIDO) é nao poder alternar entre as cores de camisa, calçao e meias...Temos apenas duas opcoes fechadas e nem sempre é possivel deixar os dois times diferentes nas cores, o que confunde muito, ainda mais no camp BR, onde temos mtos times preto, branco, vermelho, é pessimo.

E pra mim a maior falha dessa versao 3ds é te forçar a jogar com o circle pad...Nao é possivel jogar com o direcional digital, e pra quem esta acostumado a vida inteira com isso, é uma adaptacao lenta e cruel (rs)

Postar um comentário